Skip to content

Religião da Paz na ONU

Agosto 26, 2011

O grupo extremista islâmico nigeriano Boko Haram assumiu o atentado suicida com um carro bomba contra o prédio da ONU na capital da Nigéria, Abuja, que deixou pelo menos 18 mortos e feriu dezenas de pessoas nesta sexta-feira.

Veja fotos do ataque à ONU na Nigéria

Um porta-voz do grupo ligou para o escritório da BBC na Nigéria para assumir a autoria.

Um funcionário da ONU havia dito à BBC, sob condição de anonimato, que a entidade recebeu informações no mês passado de que poderia ser alvo do grupo islâmico Boko Haram.

O funcionário disse ainda que a segurança foi reforçada em todas as instalações da ONU na Nigéria após o recebimento da informação.

 

Afolabi Sodtunde/Reuters 

Mulher chora após explosão que matou ao menos 18 em Abuja

Mulher chora após explosão que matou ao menos 18 em Abuja

 

Em junho, o Boko Haram detonou um carro-bomba no quartel-general da polícia em Abuja. O grupo quer o estabelecimento da sharia (lei islâmica) na Nigéria.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, classificou o ocorrido como “um ataque contra os que devotam suas vidas a ajudar outros” e afirmou estar enviando dois auxiliares para a Nigéria.

O ATAQUE

O prédio abriga 26 agências humanitárias e de desenvolvimento, além de ser local de trabalho para cerca de 400 empregados da ONU. Não está claro quantas pessoas estavam dentro de suas dependências no momento da explosão.

A área ao redor do prédio foi isolada. Serviços de emergência iniciaram a retirada dos corpos do prédio, enquanto um grande número de feridos era levado ao hospital.

Escavadoras também foram deslocadas para o local para retirar a grande quantidade de destroços.

Afolabi Sodtunde/Reuters

Equipes de resgate trabalham no local após explosão na sede da ONU em Abuja

Equipes de resgate trabalham no local após explosão na sede da ONU

 

O ataque desta sexta-feira ocorreu por volta das 11h (horário local). Houve uma forte explosão, e era possível ver uma coluna de fumaça que saía do prédio.

“Vi corpos espalhados”, disse Michael Ofilaje, funcionário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). “Muitas pessoas morreram”. Ofilaje acrescentou que a explosão “ocorreu no porão e sacudiu o prédio”.

A ministra nigeriana das Relações Exteriores, Viola Onwuliri, disse à BBC, após visitar o local atingido, que “não foi um ataque contra a Nigéria, mas contra a comunidade global”.

No início do mês, o militar americano de mais alta patente em atuação na África, o general Carter Ham, disse que muitas fontes indicam que há cooperação entre o Boko Haram e a Al-Qaeda no norte da África.

Se a informação for conformada, a união daria ao grupo nigeriano os meios para a realização de duros ataques, segundo o analista da BBC para a África Martin Plaut.

Editoria de Arte/Folhapress

FONTE.

 

Aproveito a deixa para informar que o número de cadáveres do Ramadan 2011 acabou de chegar a 600. Confiram comigo no Ramadan Bombathon:

Day 26

In the name of
The Religion
of Peace

In the name of
All other
Religions

By
“Anti-Muslim”
 Right-Wingers
Terror Attacks

148

0

0
Dead Bodies

600

0

0

FONTE.

Anúncios
Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: