Skip to content
Tags

China condena ativista a 10 anos de prisão

Março 28, 2011

[originalmente publicado na Folha]

 Por Fabiano Maisonnave

O ativista chinês Liu Xianbin foi condenado ontem a dez anos de prisão por escrever artigos defendendo reformas democráticas e criticando o Partido Comunista. A pena, alta em comparação a casos semelhantes, ocorre em meio a uma onda de prisões de ativistas e é mais uma evidência da preocupação oficial em evitar na China protestos semelhantes ao do mundo árabe. Liu, 43, participou dos protestos de 1989, encerrados com o massacre da praça da Paz Celestial. Depois, ajudou a fundar o Partido da Democracia da China, organização considerada ilegal.

Ele já havia sido condenado duas vezes antes e acumulou nove anos na prisão, o que pode ter contribuído para receber uma pena tão alta.
Preso desde junho, o ativista foi condenado por “incitar a subversão do poder do Estado” por meio de seus vários escritos. Liu é ainda um dos signatários da Carta 08, documento pró-democracia encabeçado por Liu Xiaobo, condenado a 11 anos pela iniciativa -pena recorde para um dissidente- e ganhador do Nobel da Paz do ano passado. Presente no julgamento, a mulher de Liu, Chen Mingxian, disse à rede britânica BBC que a sessão durou apenas algumas horas e que seu marido gritou “não sou culpado” durante a audiência. “Vi hoje [ontem] como instrumentos legais foram usados para condenar alguém que não é culpado”, afirmou.

Nas últimas semanas, o governo chinês vem aumentando a repressão contra dissidentes políticos. Dezenas sofreram prisões temporárias e domiciliares, e ao menos cinco advogados ligados a causas de direitos humanos estão desaparecidos há mais de um mês. A pressão chegou até correspondentes estrangeiros, proibidos de cobrir uma convocação anônima para protestos pró-democracia. Apesar do comparecimento mínimo, um cinegrafista da TV Bloomberg chegou a ser espancado em Pequim por agentes de segurança à paisana por estar no local marcado para o protesto. Outros jornalistas foram ameaçados de expulsão caso insistissem em cobrir a iniciativa.

FONTE.

Anúncios

From → internacional

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: